domingo, 5 de agosto de 2007

Como vencer a ansiedade

No livro de São Mateus no cap.6 vers.25 O Senhor Jesus faz no discurso do sermaõ da montanha menção sobre um dos males que mais assola a população moderna;o famoso mal da ansiedade. Esse mal tem tirado a paz e a tranquilidade de milhões de pessoas, de homens e mulheres de todo o planeta.A causa desse mal tem sido apontado como a correria do dia a dia o excesso de trabalho , a busca pela sobrevivência e independência financeira;porém o que Jesus pensava a respeito; o que a bíblia nos ensina acerca da ansiedade?

Por diversas vezes Jesus repreendeu os judeus por serem materialistas e viverem em função dos bens materiais , da comida , da bebida, e do dinheiro. Hoje não é diferente , a palavra nos alerta contra estas coisas . A doença do século é o estresses,e as gastrites causadas pelo excesso de preocupações.

Movimentos esótericos e místicos , estão em alta por oferecerem alivio e cura para esses males.Porém o que Jesus nos ensina na sua palavra sobre esses males?

Não devemos andar ansiosos pela nossa vida pois ela é muito mais do que o alimento.

Devemos tomar os passáros por exemplo.

Jesus comparou a vida do homem com a dos passáros porque assim como os homens se levantam bem cedo para granjearem seu alimento.

recolhen-se á noite para seus ninhos.

Lutero diz em sua homilia que os passáros podem comer um alqueire de milho no ano. (pela quantidade existente,so mesmo a provisão divina pode sustenta-los).

Para Deus somos mais valiosos que os passáros .Se Deus usa de bondade para com os passáros quanto mais não usara para com seus filhos?

Lições que aprendemos com os passáros:

Começam seus dias alegres e bem dispostos. Assim também os termina.

Não possuem seu corações presos nais coisas materiais.

Devemos olhar a natureza: o lírio era uma das mais belas flores da Palestina,de cores escarlate e violeta,e ultrapassavam toda a grandeza artificial humana.

Os judeus apreciavam vestes bonitas e enfeitadas a ponto de gastarem o salário de dias e até messes para possuí las .porém jesus disse que devemos nos contentarmos com o que temos,pois não há limites para vaidade humana.

O texto também nos ensina que a ansiedade demasiada se constitui em pecado,porque não podemos acrescentar dias a nossa vida .

Seremos tachados de pequena fé.

a ansiedade é uma característica dos pagãos.(sem Deus) sem Jesus.

devemos viver um dia de cada vez. Basta ao dia seus cuidados.

O que fazer nos momentos de ansiedade?

Lançar sobre Deus toda nossa ansiedade.

Em tudo fazer conhecido diante de Deus as nossa petições ,pela oração e pela súplica.

Nosso Pai que está no céu sabe do que precisamos antes mesmo de lhe pedir-mos.

Portanto amados antes de nos afligirmos com muitas dores e tentarmos resolver todos os nossos problemas pela nossa própia força, aprendamos a confiar mais no Senhor,e na força do seu poder , porque é ele quem tem cuidado de nós.

9 comentários:

Discipula de Yeshua disse...

obrigada por esta mensagem
muito me ajudou a renovar minhas forças para vencer a ansiedade em nome de Jesus.

Johnny disse...

Obrigado linda msg tenho certeza que vai me ajudar bastante!!

Ilton disse...

Deus abençõe vc, a mensagem me ajudou muito.
Vencerei a ansiedade em o nome de Jesus.

Marco Aurélio disse...

Ando bastante ansiosa mas já coloquei em minha cabeça que tudo é no tempo de Deus
Falta agora eu pôr em pratica
Eu vou conseguir com fé e Deus vai me ajudar
Eu vou me libertar desse mal
Deus só quer o bom para nós

Eu vou ficar boa
Em nome de Jesus
Assim seja, assim será
amém

rafael disse...

Linda mensagem!!! Simples, objetiva e muito prática. Deus, nosso Pai e Salvador, quer o melhor para nós. Portanto, dia a dia para vencermos a ansiedade, temos que ter fé, orarmos e acreditarmos em Deus, e, como disse Jesus: Qdo 02 ou mais irmãos oram ao meu pai, sempre estarei presente! A minha mente concentra, e pede luz e paz a todos irmãos que postaram seus comentários!!!

Anônimo disse...

Bom dia! Meu nome é Norma Sueli. Por incrível que pareça, estava eu aqui sem pregar os olhos, tensa e ansiosa que chegue 7h da manhã, quando passarei por uma cirurgia de alto risco. Logo hoje que precisava de dormir, não consegui. Já estava começando a endurecer o pescoço, dor no peito, formigamentos nas mãos. Tudo por causa da ansiedade. De repente vim para internet e estava buscando salmos da Bíblia, até que cheguei neste abençoado Blog. O que eu li nele, era tudo que eu precisava neste momento. É verdade. Para que temer, se existe um Deus Poderoso, no qual eu confio de verdade? A minha vida entreguei nas mãos de Deus e eu confio que dias melhores virão para mim, a partir das 7h da manhã de hoje, dia 28/07/11. Já me sinto mais relaxada. Estou com Deus. Obrigada ao criador deste Blogger. Norma Sueli, de Lagoa Santa, MG.

Anônimo disse...

Ando muito anciosa ultimamente...tento me convencer de que tudo vai melhorar.. tento viver um dia de cada vez.. é difícil..é muito difícil..mas vendo tantos exemplos de determinação como os aqui apresentados..crio coragem pra renovar mais uma vez minhas forças..
Mariana - Maranhão

Anônimo disse...

ando muito ansiosa temendo o futuro a solidão, o diagnostico é de depressão, confesso que as vezes me desespero e nao sei o que fazer para conter a ansiedade que sinto. me ajudem irmãos o que posso fazer pra vencer esses pensamentos e preocupações?

Anônimo disse...

Com Fé em Deus, Amém!